03 fevereiro 2008

70. Acabou!


Não dá prá esconder o que eu sinto por Tatau e Ara Ketu. E se você nunca saiu no Ara, não tem a mínima noção do que é! Não tem como explicar! Nem me venham com história de Chiclete, Ivete ou qualquer outro! Já sai com esses e muitos outros. Nada é igual a emoção do Ara & Tatau!

Hoje Tatau se despediu no bloco que puxou por 23 anos. Segundo ele mesmo, o Ara foi quem deu a ele régua e compasso. E a despedida foi muito bonita! Emocionante como poucas passagens de trio! Mais forte do que qualquer encontro entre cantores e/ou trios. Como era de se imaginar, a emoção foi forte demais e Tatau chorou. Junto com ele, milhares choravam, mas aguentaram a música na garganta, já que ele não conseguia.

Eu já vi muita gente saindo de seu bloco e/ou banda para partir para carreia solo. Vi Ivete saindo da Banda Eva. Daniela Mercury da Cia. Click. Márcia Freire do Cheiro de Amor. Carla Cristina dAs Meninas. Ninha e Xexéu da Timbalada. Netinho da Banda Beijo. E só esse ano ainda tem Claudia Leite saindo do Babado Novo e Tomate do Rapazolla. Nada foi ou será tão emocionante quando ver aquele negro, dono de uma mais do que poderosa voz, não aguentando segurar uma nota, enquanto o povo cantava por ele uma música que não é mais só o Hino do Ara Ketu. "Ara Ketu bom demais" virou um marco do Carnaval. Todo mundo canta e adora! Tirou o bloco Ara Ketu do subúrbio onde nasceu e criou os (hoje famosos!) ensaios! Junto com "Chame Gente", são as músicas obrigatórias do folião.

Tatau se despediu no circuito tradicional, onde sempre foi rei. Separado do Ara Ketu, a gente sabe que o vozeirão vai longe...

Mas eu paro para pensar (em pleno carvanal? pensar?). O Carnaval da Bahia não é mais o mesmo... Se até Tatau se separou do Ara Ketu, o que vem por aí? Coisas boas, com certeza, mas para o mundo ver. O baiano já fez e já pulou muito carnaval. Mas o bom carnaval, aquele de mortalha, de prefixo de verão, de encontro de trio na praça Castro Alves, de Missinho, de Faraó, de Luis Caldas, de Laurinha, Sarajane, isso acabou! Isso era da época em que os baianos faziam carnaval para se divertirem. Faziam o carnaval para si mesmos. Hoje faz-se carnaval para ganhar dinheiro dos milhares de turistas que invadem a bela capital baiana.

Tudo bem. Que o resto do mundo usufrua desse dom baiano de fazer festa, de receber o turista, de cantar e dançar. Nós temos o resto do ano. Vocês, 7 dias... Aliás, o baiano é festa. O resto do mundo, apenas tenta se divertir. Mas não se compra estado de espírito junto com o abadá, nem junto com o camarote. É por isso que o baiano de verdade, não se rende a camarotes. Gente! Tem coisa mais artificial do que esses camarotes? O baiano gosta é do chão! Da avenida sob seus pés (bom, as vezes a gente perde a avenida, mas sabe que ela está lá... em algum lugar, não é Nivando?)

E, só mais uma... Baiano de verdade não COMPRA abadás e/ou camarotes. Ele ganha. E, como esse ano, não vai a nenhum! Nem mesmo ao trio do Ara Ketu. Por que? Simplesmente PORQUE PODE!

PS - Se você não sabe e/ou não conhece qualquer das coisas ou pessoas a que me referi no texto, é porque não é baiano. Tá perdoado, afinal, ninguém é perfeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Passei por aqui e não podia deixar de comentar... Sou super fã desse negro lindo, dono de um carisma, humildade e simplicidade ÚNICOS. Teve uma história linda a frente do Ara, e na carreira sólo vemm com toda a força! Como vc mesmo diz "esse vozeirão vai longee"!

Sucesso Tatau, sucesso Ara!
=D

Bruna disse...

Oi déa
é a bruna de novo...
Heuheuehuehu
Queria agradecer a sua visita, ao seu comentário e as suas boas vindas para mim.
okokokoskoskopkspoksopksoksopksop
Adorei o nome da sua cachorrinha..
Parece nome de condessa, princesa...
Muito lindo...
Fiquei imaginando como ela seria... Hueheuheuheu
Deve ser linda!!!
Será que vc me ensinaria como colocar meus comentários em pop up??? Sou novata e não sei
Bjao

DJAMAN BARBOSA disse...

Quem imaginaria. Andréa ensinando coisas na internet? Dando diquinhas... Esse mundo tá acabando!

Alberto Pereira Jr. disse...

bom eu não sou baiano, nunca fui em uma micareta, muito menos pulei carnaval atrás de trio elétrico. Tb nunca fui a Salvador.. mas deve ser muitoi boa a energia desse Carnaval né?..

Nem sabia que ele ia entrar em carreira solo.. faz tempo q nao ouço falar de Araketu