04 setembro 2008

109. Dimenti

Se você mora em Salvador e não é alienado, já assistiu alguma coisa desse grupo. E foi com muita surpresa que me deparei, net afora, com esse manifesto. Só deu para rir muuuuuito. Quem fala essas bobagens é quem, diferentemente do Dimenti, não tem trabalho a mostrar.

Mas a resposta do grupo (coloquei logo depois do manifesto), é tão inteligente quanto qualquer montagem deles.

CARTA-MANIFESTO À FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia)

Venho através desta, manifestar a minha indignação e o meu incômodo diante dos resultados dos Editais dessa referida Fundação. No caso aqui, ao primeiro resultado do Edital Yanka Rudzka.

Ao chegar na sede dessa fundação no último dia de inscrição para os Editais Culturais 2008, me deparei com dezenas de artistas, atores, dançarinos, diretores, sentados no chão, espalhados nas escadarias, recostados na parede… todos ali, aos montes, na esperança da mísera migalha da Fundação Cultural… E pensei, meu Deus, como tem artista nessa cidade querendo trabalhar! Como tem gente querendo produzir, fazer a cultura dessa cidade acontecer! Mas não há espaço, não há incentivos, e os poucos existentes, atraem centenas de artistas, todos juntos por esse desejo. São dezenas de atores, diretores, professores que formam na escola de teatro, de dança, de belas artes, mas onde estão eles? O que fazem pra ganhar a vida? De poucos se ouve falar… Muitos assumem outra profissão, outro emprego, outra função às vezes bem distante de sua área, por falta de espaço e incentivo para viver da arte de forma digna nessa cidade.

Bom, voltando à FUNCEB, ao ver o resultado do Edital de montagem de dança, Yanka Rudzka, fiquei estarrecido! Hoje não se seleciona projetos pela qualidade artística, mas sim, pela qualidade técnica do projeto. E eu me pergunto, artista tem que saber escrever projetos pra edital? Um edital que institui por exemplo, um prêmio chamado Manoel Lopes Pontes, prêmio de montagem de teatro, onde escolhe quatro selecionados no valor de R$ 30.000,00 ( trinta mil reais) 4 montagens, premia o DIMENTI com R$ 100.000,00 ( cem mil reais) Isso mesmo, 100 mil reais!!! E eu me pergunto, numa cidade tão pobre de incentivos à fomentação cultural, por que não divide esses cem mil reais por mais 3 montagens de 30.000.000? Sim, observem que trinta mil reais é uma pouca vergonha em se tratando de uma montagem de teatro, mas diante dos valores dos prêmios de montagem, não é uma afronta que cem mil reais se concentre na mão de tão pouca gente? E outra pergunta, por que o DIMENTI virou o queridinho da FUNCEB? É sempre uma carta marcada os resultados, temos sempre a certeza de que o DIMENTI estará lá. Aí eu me pergunto, é porque o DIMENTI sabe mais fazer projetos do que teatro/dança? Ou por que o nome DIMENTI tem a ver com demência? Sim, por que demência é a cara da fundação que subestima a capacidade de nós artistas de avaliarmos as mutretas que rolam por trás Desses editais. Veja por exemplo outro fato no resultado desse último edital de dança: O espetáculo em processo Estudo Para Cabide, que se apresentou no quarta que dança, tem até 8 minutos. Veja só, esse espetáculo em processo, no resultado do Edital de montagem de dança /2008, ficou na suplência à espera de um prêmio de R$ 60.000,00. Sim, e eu me pergunto, e os tantos outros projetos de montagem de dança que já estão prontos, ou que pelo menos não tem apenas 8 minutos de duração, por que não ficaram na suplência? Será que é porque o nosso amigo Jorge Oliveira é amiguinho de Isabela Silveira, funcionária da FUNCEB? Suspeito, não?

Pois é, nessa terra onde se premia um espetáculo chamado A Bahia da Magia, ou um Dente Chamado Bico, é preciso realmente aprender a escrever projetos ou ter amigos na FUNCEB, sim, amigos fazem muita diferença na hora de dividir por baixo do pano os recursos públicos!!!

FABIANA EVANGELISTA ( formada em dança pela UFBA)


Resposta do DIMENTI


Breves considerações de quem trabalha muito

Lendo a sua frágil carta, é possível imaginar o projeto que você inscreveu no edital.

Se a sua ingênua hipótese da “carta marcada” na Bahia fizesse algum sentido, haveria muitas outras cartas marcadas espalhadas por aí em prol do Dimenti: em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Ceará, no Piauí e, mais recentemente, na Rússia onde o Dimenti exibirá um dos seus audiovisuais.

Se sua falácia tivesse alguma consistência, haveria “cartas marcadas” entre os diferentes integrantes das variadas comissões de seleção indicados pela própria classe da dança através do fórum (que você nunca freqüentou).

Para evitar as informações ralinhas das quais você se valeu, o Dimenti vai realizar novamente em 2008 uma avaliação pública sobre as atividades do grupo e produtora cultural. Apareça.

O ATÍDOTO PARA A “SINDROME DA CARTA MARCADA” É ESTUDO E MUITO TRABALHO!

Dimenti"

8 comentários:

Benigno disse...

marida cm vai?
pois é estava assim meio inspirado
esta frase é maravilhosa mesmo
ás vezes tentamos nos enganar com concessões aos nossos desejos ou aspiraçoes escondendo o que o sol e a peneira nao tapam.
rrsrs
aiaia
adoro o Pessoa tambem e todas sua outras personas
xero
sdd de tu
vou pedir o divorcio
este casamento ta muito muderno!
xero

Vinicius disse...

Difícil viver de arte num país como o nosso, por isso desisti.

Difícil não pensar em cartas marcadas num país como o nosso, mas eu prefiro acreditar na decência das instituições...

E sobre o Você, você, ele pode ser Eu, eu também, pois quem escreve é o alter ego.

Beijos

Liz / Falando de tudo! disse...

ah...o Brasil!
infelizmznte arte nao é o forte de nosso pais...alias o que é o forte do Brasil?

Leitura Enigmática disse...

Oi Dea, tudo bom?

Eu li o projeto e achei fantástico, principalmente a idéia do blog. Tenha certeza que na prática dará certo e os alunos irão adorar. Parabéns!

Bjs e boa sorte!

O Sibarita disse...

Pois é dona moça! "Isso só se vê na Bahia" É o ranço deixado pelo ACM, SEU AMOR, é ou não é?

A cultura baiana como tudo na Bahia até o Governo Paulo Souto foi planejada por quem? Por ACM não foi nâo?

Para TONINHO MALVADEZA ter a cultura e os puxa-sacos no bolso era um meio dele sobrevivência, pois, criticas nas peças teatrais à ele jamais houve, ele garreteou tudo. Ô retado! kkkkkkk

Os que se atreveram a peita-lo nunca tiveram projetos aprovados e ou apereceram nos jornais da Tv Bahia.

Pergunta-se por que será que na época do ACM só quem ganhava esses editais eram os mesmos de sempre? Aqueles que resavam na sua cartilha e no meio o pessoal do axé. Bons tempos heim? Para eles, é claro! kkkkkk

E a cultura baiana indo ladeira abaixo... Valha-me Deus! kkkkk

Agora, para conserta isso minha nega vai levar é tempo! kkkk

Isso tudo ai que li me cheira a esse ranço, vai ver que a Fabiana jogava na cartilha do chefe mór, o labes-botas da ditadura!

No mais é choradeira!

bjs
O Sibarita

Déa disse...

BENIGNO: Pede não... Dá umtrabalho retado se divorciar.. Tu nem sabe. KKKKK Xero!!! Saudade também!

VINICIUS: Pois é... VIVER neste país já é suficientemente difícil! Beijos

LIZ/FALANDO DE TUDO: O forte é carnaval!! KKKKK Beijos e obrigada pela visita!

BLOG DO GU: Cara! Fico feliz pois sua opinião é importante para mim! SE quiser implementar aí, te dou todas as dicas, ok? Beijos

O SIBARITA: Ninguém amou a Bahia quanto ele. E, para constar dos autos, O Dimenti ganha editais há muuuuuitos anos. Se houve favorecimento mesmo na época de Toinho, não sei. Sei que o grupo é bom. E por isso segue em frente. Sem dever favor a ninguém. E ACM foi o maior político baiano. Impossível de negar.

Allan disse...

Eu gosto do Dimenti. Eu tenho uma camisa do Dimenti. Eu uso minha camisa do Dimenti. Minha camisa do Dimenti é bonita!!!

Beijo

Allan-surtado

Déa disse...

ALLAN-SURTADO: Ainda bem que voltei antes do surto! Beijos