13 setembro 2007

53. Ciúme

Eu sou super fã dos textos de Allan, lá no Bem Resolvida. Por previlégio, sempre tenho acesso aos textos antecipadamente. Na semana passada ele escreveu a coluna que foi para o ar ontem. Pela primeira vez, não concordei com o texto. Pior ainda: não gostei meeeesmo do que ele escreveu. Coloquei minha opinião para ele e para a nossa editora. Bom, os dois discordaram de mim, e eu tive que esperar o texto ir para o ar para poder provar aos dois meu ponto de vista.


Desta forma, o texto foi para o ar ontem e eu pude fazer uma "pesquisa de campo": perguntei as minhas alunas e ainda coloquei algumas delas para lerem o texto! No universo de cerca de 20 alunas, somente uma disse que faria exatamente como a menina do texto, e perderia o fim de semana. TODAS as outras disseram que jamais perderiam o fim de semana por causa de ciúmes. Aliás, a maior parte, disse que ciúme é bobagem (e é!). As mais velhas, inclusive, disseram que é perda de tempo, e muito pouca auto estima. Uma delas, ao ler o texto, disse inclusive quem nem a filha dela de 15 anos agiria daquela forma, e que, se agisse, iria direto ao analista, porque era caso de problemas mesmo!

Acho que nem Amelie agiria daquela forma!

Pois é, Monseiur Cotrim... As mulheres estão mudando... E preciso dizer que é para melhor? Mas fica tranquilo, Momô. A gente nem sempre consegue acertar. Rsss


PS - Para Allan e para Pati: Esse é o doce exercício da democracia. Rss Beijos

14 comentários:

Erika disse...

Prima, vc está certissima!!! Não que o meu dindo não esteja, vai ver ele até encontrou alguém assim...tão doente de ciúmes...Claro que acho tbm que todas nós sofremos desse mal, mas não chega a tal ponto...

Anônimo disse...

Eu não sei ainda o porque de você ter postado sobre esse assunto, uma vez que já teve acesso ao próximo texto da coluna. Afinal de contas, o texto foi endereçado PARA AS CIUMENTAS. Assim, por óbvio, apenas tais mulheres iriam se identificar com a situação, e acredite: elas não são poucas!

Anônimo disse...

Não curto essa "generalização" do universo feminino(ou masculino), não apenas neste texto (sobre ciúmes), mas em vários outros do Allan (ou de qq outra pessoa).

Concordo que todas nós temos nossas "mulherzites", mas isto não é o suficiente para dar vida a conclusão de que as mulheres, em geral, reagiriam como a personagem que ele criou.

Eu, particularmente, não teria nenhuma das duas atitudes que ele apontou no texto ("cara de exu" ou "não tô nem aí vou aproveitar o passeio"), pois, caso me sentisse magoada ou desrespeitada por meu namorado "dar bola" para a recepcionista, certamente conversaria com ele e resolveria a situação. Sou absolutamente falante´, ótima ouvinte e acredito no poder do diálogo... Comigo sempre funcionou.

Não me sinto ameaçada por meu namorado achar outra mulher gostosa, desde que não me desrespeite. Se é bonita tem que olhar mesmo, se ele escolheu a mim é pq eu sou melhor!

Se fosse um homem lindo, tu também não olharias? Eu olharia...

Faço o possível para ser uma grande mulher - bonita, inteligente, feminina e auto-suficiente na medida do possível. Não é uma olhada de um homem (por mais que eu o ame) para uma recepcionista que vai me tirar o equilíbrio!

Existe mulheres e mulheres, assim como homens e homens...

Beijos amiga, amei o "post democrático" e o e-mail!
Amoooooooooo-te
Kisses

Anônimo disse...

Faço as palavras da Bina as minhas... Não aceito muito bem esses textos generalizadores, pois como sempre digo, cada cabeça é um mundo. E principalmente hoje, onde a universalização das informações trazem a cada minuto novos horizonte às pessoas. Acho que o esteriotipo da mulher ciumenta, que pega no pé do namorado por qualquer coisa, está morrendo. A cada dia as mulheres estão ficando mais auto-suficientes, e isso faz com que elas não se sintam ameaçadas por uma situação boba como a descrita. Então é mais fácil ela achar graça e ignorar do que fazer uma tempestade em copo d'água.
Bjos =)

Anônimo disse...

Ainda que eu também seja contra a generalização, acredito que em termos de relacionamentos muitas regras se aplicam em 99% dos casos. Ainda mais no caso de ciúmes.

E, bom, óbvio que nenhuma mulher assume que é ciumenta e dá chilique em público, isso é uma coisa que só no campo prático para perceber, pois todas sempre querem se perfazer de seguras, que não ligam pra isso e etc. Ainda mais admitir quando o público é feminino, onde a disputa por superioridade de umas sobre as outras sempre aflora, parecendo para mim, portanto, viciada a “pesquisa de campo”, mesmo que não conheça a situação exata em que foi feita.

Sobre o texto das ciumentas, não posso deixar de concordar, pois como bom exemplar masculino sei que é uma situação altamente corriqueira e de impacto constante quando se trata de chateação feminina, e como dito, quase sempre infundada. É tradicional mulher ver coisa onde não tem, e mais ainda fazer sua já conhecida “cara de exu” por qualquer bobagem...

Por fim, de fato as mulheres estão mudando... mas ainda restam resquícios de um pensamento que não aceita a natureza do homem, mas que também nunca vai conseguir muda-los, pois todo mundo sabe que homem não resiste a uma mulher gostosa que passa na frente, e a babação quase sempre é involuntária.

É coisa da testosterona. Mulher que não admite esse tipo de comportamento devia ser lésbica. =)

Anônimo disse...

só bato em cima da tecla de que o allan cortou uma realidade ("para as ciumentas"), entre as tantas disponíveis no mundo, e contou um "causo" comum a quem tem esse perfil.

esse modelo/atitude é ideal? longe disso.
real? claro.
minoria ou maioria? não sei dizer.

O que acho é q ele se propôs a contar uma história - do ponto de vista dele, claro - e dessa vez contou uma q podia se chamar tb "sobre a mulher ciumenta"... não vejo como uma generalização ingênua, mas como um recorte mesmo.

enfim, mas acho bacanérrima essas trocas. E viva a reflexão!

bjo

ps: não sou advogada do advogado, e inclusive a gente já discordou bastante em alguns textos anteriores. Faz parte dos jogo incrível que a troca de idéias.

Anônimo disse...

rs..

Miga, o Lucas é meu amigo...
Acho que ele´já sofreu uma cena de ciumes em público e tá com traumas! rs

Foi a explicação mais "terapeutica" que me surgiu!

Anônimo disse...

Déa. VC está d+ nessa foto , ADOREI!!! Concordo com a maioria: CIUME é sinal de insegurança.Eu cheguei a essa conclusão depois que me separei do primeiro marido .Bjs...

Unknown disse...

Olá Dea,
Sua citação sobre a democracia me lembrou "nosso" presidente do senado Federal comentando a colocação do tambem senador Cristovam Buarque.

Essa democracia!!!

Bj.

Marshall disse...

Meu Deus! O povo ta levando tão a sério isso né? hahah

Olha, se isso acontece comigo, deixo ela com cara de exú e aproveito o fim de semana do meu jeito... sabe como é, nada pode estragar o fim de semana, nem a cara dela! hahaha
bjs

Anônimo disse...

Voltei!!! Estava com saudade de ler vc!

Vinicius disse...

Allan (em resposta ao seu comentário lá no Divã),

Tanto "herculana" como "hercúlea" são palavras inexistentes, pois nesse caso seria hercúleo, já que esse adjetivo em particular não varia em seu gênero.

Exatamente por isso a palavra está em itálico: trata-se de um neologismo, como outros que existem não só nesse texto, mas em vários outros.

Se eu usasse hercúleo (ou hercúlea) eu estaria me referindo à força das tarefas. Herculano dá a idéia de dificuldade. Pelo menos foi essa a minha intenção...

:)

Alberto Pereira Jr. disse...

fica difícil dizer se agiriam ou não da forma do texto.. cada pessoa tem um tipo de reação.. outras podem deixar o ciúme atrapalhar tudo.. outras não vão ligar.. outras fingirão que nada aconteceu...
pode-se entrevistar 10..100 mil mulheres.. não tem como prever o que aconteceria..
homens e mulheres sofrem com os ardis do amor e do ciúme e isso é fato.

Anônimo disse...

NÃO VAI TER POST SOBRE O MEU NOVO TEXTO NÃO????????????? ACHO QUE SERIA PERTINENTE UM "MEA CULPA". "OBRIGADO, COM LICENÇA, ELA SE ACHA..." Bjos minha linda!!!!