20 julho 2008

96. O Coringa

Não pensava em escrever sobre Batman, mas a minha querida aluna Isadora, se empolgou tanto com o filme e deixou mil e uma recomendações aqui mesmo para eu ir ver o dito cujo. Fui. Gostei. Quando estava lendo os meus blogs prediletos, li o post dela sobre o filme. Deixei o meu comentário, mas ele ficou tão grande, que resolvi publicar aqui já que expressa minha opinião sobre o filme.

Quem quiser entender melhor a minha resposta, pode ir no blog dela primeiro e depois ler aqui.

"Well, well, well… Vamos devagar com o andor… Acho que você se apaixonou pelo roteiro do filme e pelo Coringa. Abstrai porque é iMPOSSÏVEL se apaixonar por um Batman feito por Christian Bale.

Por outro lado, realmente Heath Ledger está, digamos, assustador! Gostei bastante, mas o filme é muuuuuuuito longo. A sensação que eu tive é que eles TINHAM que usar TODAS as cenas que foram filmadas com Heathe, então pode deixar o filme beeeem logo! Não terminaria nunca! Mas se sustenta o tempo todo, e isso é fato! É diversão pura, mesmo para mim que nunca fui muito fã do mamífero voador.

E, tipo assim, nesse seu “rol de super heróis terráqueos”, melhores do que Batman eu tenho “A mulher maravilha”, e “Homem de Ferro” (bom, dois que eu consigo lembrar agora que são humanos tão simplesmente. O que os torna especiais e capazes de voar (por exemplo) são gadgets criados para ele. Pelo menos no caso de Tony Clark, ele mesmo cria seus “brinquedinhos”….)

O filme é realmente bom, mas (quase tudo na vida tem um MAS para complicar), Tim Burton se meteu a fazer isso em 1989. E quando ele faz, ELE FAZ! O estilo dele é muito marcante e, para mim, muito mais divertido. Não desmerece (em absoluto) o trabalho de Nolan, mas falta um “que”, um “it”, uma coisinha especial que eu não sei bem definir (Allan chamaria de “savoir fair”….) São estilos diferentes, eu sei, mas eu prefiro Tim.

O Coringa é um caso a parte. São diferentes demais! O de Heath Ledger quer realmente ASSUSTAR. E consegue! Não gosto do fato de que se explica o surgimento do “Duas Caras” masn fica brincando o tempo todo e nunca esclarece o porque do surgimento do Coringa. Tudo bem, eu sei que não é essencial, mas seria bem legal não é? Ele realmente pode povoar meus pesadelos hoje a noite… Já o Coringa de Nicholson é mais leve. Quer assustar (e assusta), mas de um jeito diferente… Assusta por causa da sua insanidade! De seu ar louco! Enquanto Heath é cruel, Nicholson é INSANO! Mas os dois são LOUCOS! Gostei demais dos dois. Aliás, para mim, os dois filmes poderiam se chamar facilmente O CORINGA pois, nos dois casos, eles são infinitamente superiores ao Batman, e você chega até a torcer por eles!

Me incomoda um pouco, ainda, a quantidade de vilões que PRECISA aparecer em filmes de super heróis. Até parece que eles serão mais ou menos fracos de acordo com o número de vilões que enfrenta. No caso de Batman, tinha alguma importância a aparição do “Espantalho”? Claro que não! Até mesmo o “Duas Caras” poderia ter sido deixado para um próximo, já que o Coringa é realmente perfeito. Mas eu até consigo entender o “Duas Caras” no contexto geral. Ficou bom. Mas algém aí me manda um luz sobre o “Espantalho”?

Beijos e acho que falei demais, né?

PS - Lembrei ainda de “Zorro”! Rss :)"

17 comentários:

Tina disse...

Oi Déa!

Eu ainda não vi, mas as críticas estão bem favoráveis. Oscar póstumo está sendo cogitado... O Heath era bom mesmo, uma pena ter morrido tão novo. Eu amei Brokeback Moutain, um dos melhores filmes que já vi.

PS: Conheço o Múcio, estou sempre por lá. Ele faz poesia da melhor qualidade.

beijos e boa semana,

Allan disse...

Eu não disse para vc ir ver primeiro e só depois falar do Coringa??? Porque vc tava cheia de preconceito, por conta do Jack... Eu tb adoro o do Jack, mas esse novo... pqp... É inquietante. Perfeito!!! Adorei demais da conta. E nem precisava contar a sua história. É até melhor porque não tem explicação, como a própria loucura. E o Espantalho? O Espantalho estava apenas como uma alegoria de super-herói. O Batman não combateu ele. Na verdade, na sua loucura, ele tava querendo ajudar o morcego.

Allan disse...

by the way, acabei de chegar do cinema e adivinha qual o filme? kkkk

beijoooo

Anônimo disse...

Então, a primeira coisa que me vem a mente sobre o filme é: LOOOOONGO!!! Como vc disse, ele se sustenta, mas no final minha cabeça estava doendo, pq a trama é mto densa. COmentários sobre o post: Eu acho que o Christian Bale é o melhor Batman. Depois dele vem Val Kilmer. George Clooney eu não considero, e aquele outro ator dos primeiros Batman's devia se manter em comédias. Heathe Ledger, coitado, deu sua vida para poder interpretar o melhor papel de sua carreira. Antes ele tivesse ficado nas comédias românticas, pelo menos estaria vivo. Mas sim, esse filme é dele, sem sombra de dúvidas. Acerca da nova direção nos filmes do homem morcego, acho que o super-herói finalmente encontrou seu caminho, longe dos ares de comédia que os diretores passados conferiam ao filme. Batman é dark, movido a vingança, perturbado. Explorar isso sem nos fazer rir é o que diferencia o personagem de Christian Bale. Ah, e a produção multi-milionária, é claro...
Bjão!

Anônimo disse...

Déa, vim dar uma quick-answer. Tony Starks não conta, porque, afinal de contas, ele tem um gadget, como você mesmo disse. Assim como a Mulher Maravilha. Você citou Zorro, e poderia até ter lembrado de Xena (Shena, Chena?), mas, PELAMORDEDEUS, mais bregas que eles só o Super Homem!!! Como fã (mto mesmo, e desde criancinha) do homem morcego, até evito discutir isso, porque eu ando meio descontrolada. Quanto ao Espantalho, concordo com o cara aí de cima. E sobre o Duas-Caras, eu acho que ele não morreu, sabe? Mas o Nolan aproveitou pra mostrar nas telinhas a história dele e de Batman (juntos), pois no outro filme (o forever, se eu não me engano) o Duas-Caras já surge vilão e aí alguém "comenta" que eles eram amiguinhos antes... e QUE VENHA O PRÓXIMO!
PS: saiu o trailer de watchmen, outro que promete!
PS2: aaah, e aquela cena da batmoto? MELDELS, o cinema foi ao delírio. Eu senti que se eu tivesse visto só aquela cena, já teriam sido 8 reais bem dados.

Anônimo disse...

Aaah, e nesse clima de hq's (as quais, por sinal, eu decidi investir meu dinheiro... cansei de ficar a mercê de filmes) olha esse site (e aproveita pra colocar batman em 1º lugar):
http://www.empireonline.com/50greatestcomiccharacters/

Anônimo disse...

Ah, e não resistindo, queria te recomendar um site... não sei se você conhece: http://jovemnerd.ig.com.br
BEIJO Déa

Nilson Rocha disse...

hahahahahahahaha. Quero ver. bjo.

Patrícia. disse...

Está todo mundo falando tão bem desse filme, que acho que vou acabar dando um pulinho no cinema. Não me animo muito com o Batman, mas enfim..pelo trailler, o Heath parece ter feito um trabalho excelente! pena que ele se foi tão cedo :(
beijos ^^

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Oi Déa!
Sabe que nào estava mto empolgada com o filme, mas depois do seu post, VOU TER que ve-lo. É fato!!!

Beijo

Tem post novo no Garotas...

Déa disse...

TINA: Pois é... Eu não gosto deste negócio de Oscar póstumo, mas... deixa rolar, né? E o Múcio é demais mesmo! Que bom que tu já "frequenta" o espaço. Beijos

ALLAN: Realmente, como eu já disse no texto, o filme é bom mesmo. Beijos e saudades.. Sabe que fui no domingo de manhã com Marconinho?? E ficamos lembrando de você.. Rss Ele disse que só tu mesmo para aguentar essas minhas coisas de cinema de manhã.

EDU: Eu acho que aind anão rolou "o" Batman, sbe. Nenhum dos que passaram conseguiram me convencer ainda... Acabe virando um filme em que você vai assistr por causa dos vilões. Rss Beijos

SUPERDORINHA (Isa): KKKKK E até parace que tu vai fazer vestibular e me "abandonou" pois estava em tempo... Tá certo... Tá aí mais empolgada do que eu KKKKK Beijos e saudades

NILSON ROCHA: Vamos? Eu não me incomodo em ir assistir de novo. Beijos

MINEIRÍCIA: Pode ir sim. SE você é cinéfila vai gostar. Pode ir sem medo. Obrigada pela visita. Assim que tiver um tempo, vou te "visitar" também. Beijos

GARTOTAS DE VINTE E POUCOS: Não perde que não vai se arrepender. E anoite, em casa, vouconfir seu post novo. Beijos

Alexotan disse...

Interessante sua percepção do filme. Creio que o Espantalho aparece apenas como referência ao filme anterior. Quanto às cenas do Ledger, depois de sua morte a Warner determinou que todas fossem utilizadas. A origem do Coringa foi propositalmente omitida para dar ao vilão um caráter absoluto (palavras de Nolan). O Duas-Caras, como bem observado por vc, faz parte do contexto mas, principalmente, deixa a brecha para a seqüência (sem perder tempo com origens). Se bem que agora ficará difícil assistir sem o Coringa Ledger. De qualquer maneira, o filme é sensacional. Neste ano não me vem à mente nenhum filme para competir. Parabéns pelo blog!

Vinicius disse...

Poxa,

estão falando tanto desse filme, por conta do Coringa, que eu estou pensando na possibilidade de ir ao cinema para ver o tal.

Mas antes quero ver o Begins...

O Sibarita disse...

Tô defasado! kkk Não assistir ainda não!

Então, sigo o que escreveu, tô com seu texto e não abro! kkk

O blog com roupagem nova ta é bonito!

bjs
O Sibarita

Déa disse...

ALEXOTAN: Obrigada pela visita. O filme é bom, sem dúvida, mas ainda tem coisa por vir. Espero que este não seja o melhor filme do ano. Beijos

VINICIUS: Pena que estou em Salvador, senão te convidaria para assisitir comigo e Allan. Acredite, assistir com Allan é um show a parte! Beijos

O SIBARITA: E t'a esperando o que para ir? Corre, home! Beijos

Anônimo disse...

amiga, concordo com algumas coisas, já o batman do último rapaz eu acho tuuuudo. mas, enfim, paixão (e é isso o que sinto por esses 2 últimos filmes) é terreno do irracional mesmo, então nem dá pra eu chamar a lógica.

(digo isso pq fiz um post recente comentando o envelhecimento da madonna e senti de leve, claro, o q vc falar mal da paixão de alguém).

mas gostei mto da análise e achei o filme longo - a diferença é q, como eu nao queria q acabasse, ainda assim achei curto.

bjo!!

Déa disse...

PATI RABELO: Paixão é terreno do irracional mesmo! Nunca vi definição mais perfeita! Beijos e obrigada pelo opoio sempre!! Super beijos